Quais são as deficiências de nutrientes que geralmente causam queda de cabelo?

Quais são as deficiências de nutrientes que geralmente causam queda de cabelo?

Vários fatores podem influenciar a perda de cabelo, como genes (histórico familiar), condições médicas como desequilíbrio hormonal e distúrbios imunológicos, trauma emocional e muito mais. No entanto, o que a maioria das pessoas não percebe é que a queda de cabelo está relacionada à dieta. Para um crescimento saudável do cabelo, nutrientes, vitaminas e minerais são essenciais. Se o seu corpo não está recebendo nenhum destes por meio da dieta, é provável que você experimente queda de cabelo. 

Estudos comprovam a ligação entre deficiências de nutrientes e eflúvio telógeno crônico, queda de cabelo de padrão feminino, alopecia areata e alopecia androgenética. Portanto, antes de considerar as opções de transplante de cabelo, muitos pacientes procuram recomendações dietéticas e suplementos vitamínicos para combater a queda de cabelo.

Vejamos algumas das deficiências de nutrientes que causam a queda de cabelo:

1. Ferro

A deficiência de ferro é uma forma muito comum de deficiência de nutrientes e uma das principais causas da queda de cabelo. O ferro ajuda os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio pela corrente sanguínea. Sem ferro suficiente, as células sanguíneas não conseguem fornecer oxigênio suficiente para o corpo, resultando em sintomas como queda de cabelo, unhas quebradiças e fadiga.

3. Zinco

O zinco é um nutriente essencial para cabelos saudáveis. Desempenha um papel vital na função celular e imunológica e na síntese de proteínas. A deficiência de zinco é uma das principais causas do eflúvio telógeno e cabelos quebradiços. Mulheres grávidas, alcoólatras, pessoas com doenças digestivas e vegetarianos são mais propensos à deficiência de zinco.

3. Ácidos graxos

Omega-3 e Omega-6 são ácidos graxos essenciais que reduzem a inflamação e ajudam no crescimento do cabelo. A deficiência destes pode levar à queda de cabelo do couro cabeludo e sobrancelhas e ao clareamento do cabelo. Os ácidos graxos podem ser obtidos de peixes como salmão, cavala, sardinha, bem como de ovos, linhaça, nozes ou suplementos / óleos.

4. Niacina

A niacina ou vitamina B3 desempenha um papel importante no crescimento de cabelos brilhantes. Ajuda a aumentar a energia e aumentar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo. A deficiência de niacina está associada a doenças como diarreia, demência, alopecia e muito mais. É encontrado em alimentos como nozes, ovos, cogumelos, carne bovina e atum.

5. Vitamina D

A vitamina D estimula o crescimento celular, aumenta a imunidade, melhora a pele e os ossos mais fortes e estimula os folículos capilares novos e antigos. Ele melhora a saúde imunológica e combate as respostas inflamatórias que podem causar crescimento deficiente do cabelo, incluindo condições como alopecia areata e alopecia totalis.

6. Selênio

O selênio é um mineral que desempenha várias funções vitais no corpo, incluindo o crescimento do cabelo. Possui propriedades antioxidantes que potencializam o funcionamento metabólico do organismo e também ajudam a manter o equilíbrio hormonal, essencial para a produção de cabelos saudáveis.

7. Vitamina E

A vitamina E tem propriedades antioxidantes que combatem o estresse oxidativo e os danos às células e tecidos do corpo causados ​​pelos radicais livres, incluindo os danos causados ​​às células do folículo piloso. A vitamina E também desempenha um papel na circulação e no fornecimento de oxigênio por todo o corpo, incluindo a circulação no couro cabeludo.

8. Vitamina A

Além de ajudar a manter ossos, pele e dentes saudáveis, a vitamina A também é conhecida por ativar as células-tronco do folículo piloso. A vitamina A auxilia na formação de sebo, substância oleosa que hidrata o couro cabeludo e mantém os cabelos saudáveis.

9. Biotina

A biotina ou vitamina B7 aumenta o crescimento do cabelo, enriquecendo a estrutura de queratina do cabelo. Para obter biotina, siga uma dieta rica em carne, ovos, nozes e laticínios.

10. Ácido Fólico

O ácido fólico é uma vitamina vital para a geração de crescimento celular nos tecidos da pele, bem como nas unhas e no cabelo. O ácido fólico também ajuda a manter os glóbulos vermelhos saudáveis. Pode ser obtido por meio de verduras, frutas, nozes, carnes, aves e feijão.

11. Antioxidantes

Os antioxidantes são compostos que neutralizam os danos oxidativos e relacionados ao estresse causados ​​pela queda de cabelo. Substâncias como zinco, vitamina A e E, selênio e vitamina C podem ser classificadas como antioxidantes. Alimentos como plantas, frutas, vegetais e grãos oferecem compostos mais seguros e saudáveis ​​em comparação com os suplementos.

12. Aminoácidos e proteínas

A deficiência de proteína leva à perda e ao enfraquecimento do cabelo. Os aminoácidos ajudam em várias funções do corpo, incluindo reparação de tecidos, regulação hormonal, melhoria da saúde imunológica, decomposição de alimentos e crescimento de cabelo.

Uma pesquisa com as palavras-chave “suplementos para queda de cabelo” pode trazer à tona uma variedade de suplementos dietéticos e de saúde.

Um paciente com queda de cabelo deve ser testado para deficiência de nutrientes? Alguma evidência sugere que usar esses suplementos nutricionais é útil?

Os médicos devem ser capazes de responder a essas perguntas com evidências adequadas e, ao mesmo tempo, manter a situação do paciente em mente. Esses suplementos apresentam riscos e, na ausência de deficiência, podem ser prejudiciais aos cabelos.

Quer saber mais sobre os melhores tratamentos para queda de cabelo para você? Entre em contato com nossos profissionais especialistas no Centro de Restauração Capilar de Nova Jersey hoje para todas as suas dúvidas relacionadas à queda de cabelo.

Leia mais em: https://nycomed.com.br/follichair-analise-completa/